15 de fevereiro de 2012

Nódoas de Cola

Com os filhos pequenos e nas escolas em alguma altura seremos confrontados com nódoas de cola na roupa. A cola quando está líquida penetra nas fibras dos tecidos e depois de seca fica uma massa sólida que podemos raspar com cuidado a parte superficial.
A cola embora fundamental nas nossas vidas tem este senão, deixa nódoas complicadas de retirar, mas, esperemos que estas dicas funcionem consigo.

SUPER COLA: com acetona diluída num pouco de água e com ajuda de um cotonete esfregue na zona da nódoa pelo direito e pelo avesso. Repita com cotonetes novos até a nódoa sair.
Cuidado que acetona pura remove a côr e não utilize em tecidos que contenham na sua composição acetato, triacetato ou modaacrílica -  Faça sempre o ensaio numa zona da roupa que não seja visivel.

COLA DE PAPEL: com um pano molhado em água, comece a fazer movimentos de dentro para fora na zona da nódoa. De seguida, coloque umas gotas de vinagre branco sobre a nódoa. Por cima coloque um tecido absorvente seco, por exemplo um tecido de algodão, substitua-o à medida que for absorvendo a cola diluída. Repita este processo de molhar a nódoa com vinagre e colocar tecido de algodão por cima, até ter removido a cola toda.
Faça sempre o ensaio numa zona da roupa que não seja visivel.

COLA DE SAPATEIRO: É uma cola densa que por vezes cai em montinhos, uma simples raspadela pode ser suficiente. Se ainda ficar no tecido, lave a zona da nódoa com sabão azul, um pulso forte e uma boa escova e estará livre da nódoa. Mas com cuidado para não danificar o tecido.


De seguida passe por água e aplique na zona da nódoa um pouco de sabão e esfregue. De seguida lave em água quente, à temperatura mais elevada que o tecido permitir para eliminar quaisquer manchas remanescentes.
Verifique em qualquer dos casos se a mancha desapareceu após a lavagem e repita, se necessário.


RESSALVAS TÉCNICAS
• Estes conselhos só podem ser aplicados em peças de roupa que possam ser lavadas e de acordo com a informação da etiqueta da peça.

• Não utilizar solventes em peças de roupa que não permitam a limpeza a seco. Antes de usar solventes deve-se testar a resistência das cores aplicando o produto numa parte não visível da peça e observando como o tecido se comporta.
• No final de utilizar o conselho dado deverá passar a zona tratada por água corrente e lavar a peça na máquina ou à mão conforme as indicações de lavagem aconselhadas pelo fabricante.

Sem comentários :

Enviar um comentário