15 de outubro de 2014

Dia ...

15 Outubro ... Dia Mundial da lavagem das mãos

"Sabia que as diarreias e as infeções respiratórias matam anualmente mais de 3 milhões e meio de crianças com menos de 5 anos?
De acordo com dados publicados pela UNICEF, lavar as mãos com água e sabão, principalmente após a utilização do quarto de banho e antes de manusear alimentos, ajuda a reduzir a incidência das diarreias em mais de 40%!
Dada a importância da lavagem das mãos na prevenção das doenças, em 2008, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 15 de outubro como o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Este ano de 2013 esta celebração teve como tema "O poder está nas suas mãos".
Porque o “poder” está de facto nas nossas mãos, arregace as mangas e lave-as frequentemente com sabão, por um período razoável de tempo, palma com palma, dorso com dorso, entre os dedos, por baixo das unhas, de modo a que toda a superfície da mão e pulso fique perfeitamente lavada.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto."

Texto tirado sapo

   As mãos são as principais vias de transmissão de vírus. A lavagem correcta das mãos pode evitar o desenvolvimento de muitas doenças. Como exemplo o herpes, os resfriados, as conjuntivites, ... Uma lavagem regular evita a contaminação por germes que estão em toda a parte. Como exemplo os autocarros, metros, ...
   As mãos devem ser lavadas antes de qualquer refeição, e para manipular alimentos crús. Depois da ida à casa de banho, espirrar, tossir, mexer no nariz, de uma visita a um doente, tocar em animais, manusear lixo, feridas, ... sempre que as mãos estiverem sujas.
Diria é nosso dever não transmitir doenças e nosso direito não apanhar doenças. Se todos tiverem cuidado podemos minimizar as doenças ...



Imagem tirado revista amiguinho

Sem comentários :

Enviar um comentário