19 de março de 2012

Dia ...

19 março ... Dia de São José ou/e Dia do Pai

Conta a história que a origem para o dia do pai foi na Babilônia, onde há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu, teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos - Washington Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil John Bruce Dodd,  ao ouvir um sermão em 1909 dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Queria homenagear o pai que viu a esposa falecer em 1898 ao dar à luz o seu sexto filho e criou o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho. Já adulta ao ver o pai superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, Sonora sentia-se orgulhosa e motivada pela admiração que sentia por ele, resolveu criar um dia dedicado ao pai. 
Em 1910, Sonora enviou uma petição à associação ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, e pediu auxílio a uma entidade de jovens cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. 
Em 1924 o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional.
Em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
Algumas fontes de pesquisa dizem:
  •  foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972
  • o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering. A sua implementação é atribuída ao jornalista RobertoMarinho, como forma de incentivar as vendas do comércio e consequente aumento de vendas do seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, patriaca da família e foi festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Em Portugal é comemorada no dia 19 de março, dia de São José santo popular da igreja católica, esposo de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. 
A tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para o homenagear. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola. A família costuma reunir-se, muitas vezes com pais, tios e avós presentes, de forma a homenagear os pais da família.

Ser pai é algo muito importante, é uma alegria mas também uma grande responsabilidade. Junto com a mãe deve acompanhar, proteger, cuidar e ensinar. Deve ser justo, bom, estar presente e carinhoso, firme e educar bem.

BOM DIA DOS PAIS!

1 comentário :